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Geometria e Alinhamento 3D

O objetivo da geometria é deixar as rodas paralelas, ajustando a posição na suspensão, de forma com que o veículo possa rodar sem nenhum tipo de problema na dirigibilidade.

Quando devo realizar o alinhamento/geometria?

A recomendação padrão, por assim dizer, é que o alinhamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados para evitar qualquer irregularidade. Até como uma forma de prevenção.

No entanto, com a utilização do veículo no dia a dia algumas situações podem comprometer o alinhamento e tornar a geometria necessária antes dessa “vida útil” citada acima. Os buracos encontrados na pista e subir no meio-fio, por exemplo, são alguns desses fatores, além é claro do desgaste natural da suspensão do veículo.

Essas irregularidades causam o desalinhamento das rodas, que pode ser percebido tanto em movimento quanto com o veículo parado. No primeiro caso, com as “puxadas”. No outro, com o desgaste irregular das bandas de rodagem dos pneus. É importante alertar também, que ocorrem em muitos casos desgastes irregulares e prematuros nos pneus, mas o motorista não perceber esta irregularidade no dirigir. Por este motivo o veículo deve ser revisado no máximo a cada 10mil km.

Alinhamento 3D

O alinhamento em 3D é um sistema de regulagem da suspensão dos veículos por meio do uso da tecnologia de um computador. Ele compara números atuais ( dos ângulos das rodas) com números originais de fábrica. Todo o processo computadorizado envolve a leitura de três parâmetros de análise. São eles x, y, z, para cada uma das rodas do veículo. E para realizar esta leitura computadorizada por meio de sensores, o carro é levantado. Os sensores analisam roda a roda do veículo, e depois esta leitura é repassada ao computador.

Por meio do computador, compara-se então as medidas da leitura atual feita no veículo, com as medidas originais estipuladas pela fábrica. Assim é possível realizar um ajuste bem mais preciso e colocar mais equidade entre a leitura realizada e os números originais. E com este tipo de alinhamento, o veículo ficará com as mesmas medidas originais de fábrica, evitando assim a perda da estabilidade, e auxiliando na maior durabilidade do veículo. Na prática, para o veículo estar balanceado, os números precisam estar mais próprios aos originais de fábrica. As vantagens do alinhamento em 3D são notadas facilmente. Além da melhor estabilidade e da maior durabilidade dos pneus, com o veículo mais regulado, o motorista também economizará em combustível, pois o carro fica mais estável.

Balanceamento Computadorizado

Um dos procedimentos mais comuns de manutenção de um veículo com certeza é o balanceamento computadorizado. Este processo tem como objetivo acabar com a vibração e dar mais estabilidade à direção. Isso é feito com a compensação do excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu/aro.

A realização deste procedimento irá fazer com que o motorista tenha mais segurança ao volante, já que o equilíbrio proporcionado ele evita que o veículo saia da trajetória desejada ou perca tração.

Isso sem falar no prejuízo que um carro desbalanceado pode dar ao proprietário. Com a rodagem, pouco a pouco algumas peças como os rolamentos e os amortecedores vão se desgastando. É questão de tempo para outro problema aparecer.

São por esses motivos que o balanceamento computadorizado, realizado com o auxílio de uma balanceadora que calcula exatamente quanto de peso é necessário ser colocado na roda, é tão importante para o bom funcionamento do veículo.

Quando devo realizar o balanceamento?

Existem alguns “padrões” que podem ajudar você a saber quando é necessário realizar esse procedimento. São eles:

  • A cada 10 mil quilômetros rodados, como prevenção;
  • Quando a banda de rodagem estiver desgastada de forma irregular;
  • Ao trocar os pneus;
  • Ao sentir vibrações no volante ao dirigir;
  • Após a retirada da roda, por qualquer que seja o motivo.