Diferença entre câmbio automático e automatizado

Câmbio Automático ou Automatizado? Claro que nas duas escolhas o motorista terá o conforto de não pisar em embreagens ou trocar de marcha, mas os dois tem características bem distintas.

Na hora de comprar seu carro, é importante saber exatamente as características de cada tipo de câmbio para não haver arrependimentos, por isso vamos mostrar pra vocês 5 diferenças entre cada um, ponto a ponto.

Trocas de Marcha

– Automatizados: O sistema é mais avançado, porém é bem semelhante ao de um câmbio manual, o ponto positivo é que o acionamento da embreagem e troca de marchas é feito por atuadores hidráulicos, isso também para o câmbio com dupla embreagem.

– Automáticos: Trabalham com um conversor de torque, usado para transferir força de rotação do motor para o eixo de carga, levando em consideração que as combinações entre as engrenagens planetárias são executadas por dispositivos hidráulicos.

O Consumo

– Automatizados: Usa informações do veículo para fazer a troca de marchas, e possui menos sistemas hidráulicos.

– Automáticos: Leva em consideração as rotações do motor e o posicionamento do acelerador, acaba utilizando energia vinda do motor, fazendo com que o consumo seja maior.

A tão temida Manutenção

– Automatizados: Mais econômica e mais fácil de se fazer. O mais comum é ter que trocar apenas a embreagem de seu carro.

– Automáticos: Como é um sistema muito mais complexo, deve-se fazer a manutenção em oficinas especializadas, o que tende a ser mais caro, porém é muito mais difícil de apresentar problemas de câmbio.

Conforto

– Automatizados: Os famosos “solavancos” tendem a aparecer devido à desaceleração durante a troca de marcha e a aceleração quando a embreagem é acoplada novamente. Se o câmbio for de duas embreagens, não há trancos pois a próxima marcha já fica engatada.

– Automáticos: Trocas de marchas bem suaves pois o conversor de torque realiza um acoplamento que flui perfeitamente.

Preço

– Automatizados: As peças são mais simples e diversas são utilizadas de uma transmissão convencional, o que faz com que seja mais barato.

– Automáticos: O sistema é mais complexo, o que eleva mais o preço.

Fica a dica para que sua escolha seja mais assertiva no momento da compra de seu automóvel.

 

 

Fonte: automovelweb.com

× Mega Concept