Caixa de direção é um sistema desenvolvido para reduzir forças que o motorista faz ao dirigir e proporcionar estabilidade nas manobras. Sem isso, o motorista não teria força suficiente para girar o volante, caso a direção fosse ligada diretamente à roda.
E é nessa caixa de direção que estão os braços e as barras de direção, que formam as articulações da direção. Os movimentos da árvore de direção são transmitidos para as rodas, através de braços e barras de direção, que constituem as articulações da direção.
Tipos de Caixa de Direção
Há basicamente dois tipos: Com setor e rosca sem fim e com pinhão e cremalheira.
Com setor e rosca sem fim: Esse modelo traz um conjunto de componentes que combinam um parafuso com rosca sem fim e parte de uma engrenagem. Seu uso é bastante comum em SUVs, picapes, jipes e veículos da linha pesada.
Esse conjunto trabalha com banho de óleo ou graxa, recebe o movimento do volante e transmite ao setor. As duas peças recebem tratamento de superfície no aço e necessitam frequentemente de inspeções, reapertos, regulagens e verificação do óleo, pois o envelhecimento do componente pode provocar corrosão.
Com pinhão e cremalheira: esse tipo de caixa de direção é montado em uma carcaça de liga leve com coifas protetoras e também usa graxa como lubrificante. Esse modelo é frequente em carros de passeio, e apresenta facilidade de manutenção e montagem no chassi monobloco.
O sistema transforma o movimento circular do volante de direção em movimento retilíneo dos braços de direção e garante o amortecimento das vibrações do sistema de direção, impedindo que cheguem ao volante.
Segurança
Direção pesada, ruído ao trafegar em pisos irregulares, folga ou resistência excessiva, trepidação no volante, e ruído na caixa de direção, bem como vibração ou estalos durante manobras podem estar relacionadas a problemas da caixa de direção.
Por isso é fundamental que a caixa de direção seja um dos itens verificados em todo check-up de veículos. Afinal, se volante produz algum tipo de barulho, há algo de errado, ainda mais nos mecanismos mais modernos, como em direções hidráulicas e elétricas. As direções manuais, mais antigas e firmes, com o passar do tempo até podem produzir um barulho devido ao mecanismo mais antigo, mas também é prudente fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito.
Carros que são usados de forma muito intensa, como os de frotas de empresas, provavelmente irão apresentar alguma irregularidade mais cedo. Nesse caso, geralmente o problema não está na caixa de direção inteira, somente em alguma peça que pode ser reparada de maneira mais simples e com um custo bem menor.