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Quando os pneus de um veículo se desgastam de forma irregular, apresentando maior gasto na parte interna ou externa, um dos possíveis responsáveis é o camber!
O que é cambagem?
Ela pode ser explicada pela inclinação da roda do veículo em relação ao solo. Ou seja, a cambagem deve ser realizada quando a roda apresenta uma variação muito grande no ângulo de inclinação – causando problemas como o já citado desgaste dos pneus ou a direção pesada.
Essa inclinação fora do especificado, normalmente acontece por irregularidades no piso, como os buracos das estradas, ou ainda problemas nas molas do veículo e no sistema de suspensão.
A solução é realizar a cambagem para ajustar os ângulos e distribuir corretamente o peso do carro. Consequentemente, os pneus aderem melhor ao piso e melhoram a estabilidade e dirigibilidade do veículo.
Qual seria o ângulo ideal das rodas?
Engana-se quem acha que o ângulo ideal é o de 0º. Desta forma, o veículo não teria o melhor desempenho em algumas situações. Nas curvas, por exemplo, haveria um desgaste maior da parte externa e também maior possibilidade de derrapagem.
A inclinação, seja ela positiva ou negativa, é algo fundamental para garantir a estabilidade do veículo. A angulação é variável, cada modelo sai de fábrica com esse aspecto definido para que tenha a melhor performance possível.
- Ângulo nulo: rodas perpendiculares ao solo. Com isso, a direção tende a ficar mais pesada como consequência às maiores cargas verticais.
- Ângulo negativo:rodas para dentro, mais próximas uma da outra, na parte superior.
- Ângulo positivo:rodas para fora na parte superior, deixando-as mais próximas uma da outra na parte inferior. Desta forma, há uma redução no desgaste das articulações da direção e a torna mais leve.
Da mesma forma que outros serviços automotivos, tais como o alinhamento e o balanceamento, a necessidade de se realizar a cambagem geralmente é causada pelos buracos e demais irregularidades das estradas brasileiras.
Não é por acaso que normalmente essa verificação de camber é feita junto com o alinhamento e o balanceamento, em média a cada 10 mil quilômetros rodados.
No entanto, ainda existem outros motivos que causam essa angulação nos pneus. O principal deles tem relação com as molas do veículo, que podem estar desgastadas ou com algum outro tipo de problema.