A principal função desta pecinha já está no nome.
O filtro de combustível foi desenvolvido para segurar as partículas sólidas que ficam suspensas na gasolina, no álcool ou no diesel. Por melhor que seja a qualidade do combustível utilizado, as misturas químicas normalmente deixam pequenos resíduos.
Também há sujeiras comuns no transporte e armazenamento. Carros que ficam longos períodos parados, mais de 10 dias, por exemplo, também podem ter partículas no combustível. Por isso, é importante fazer a manutenção preventiva também do filtro.
Quanto tempo dura um filtro de combustível?
A melhor forma de saber o tempo de vida do filtro de combustível do seu carro é consultar o manual do proprietário. Mas, de acordo com especialistas no assunto, a peça dura em média 20 mil quilômetros ou dois anos. Carros mais modernos, com sistemas de injeção eletrônica controlada por sensores computadorizados, têm filtros que duram até 30 mil quilômetros rodados.
Há, no entanto, outras variáveis que devem ser consideradas, como a qualidade do combustível utilizado, a regularidade com que o carro é ligado e as distâncias percorridas diariamente. Por isso, é bom fazer uma verificação no filtro a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros.
Principais problemas que ocorrem com o filtro de combustível
Existem alguns defeitos que são bastante recorrentes neste tipo de peça. Vejamos alguns deles:
- Entupimento: carros que ficam muitos dias parados ou que utilizam combustíveis ruins podem sofrer com entupimento do filtro ou das mangueiras. Quando isso ocorre, o motor faz a queima com uma mistura muito pobre, que afetará a potência do veículo.
- Desgaste acelerado: na mesma via, o filtro irá durar menos se houver muitas partículas e impurezas no combustível. O elemento filtrante fica sobrecarregado e, em vez de filtrar, ele acabará impregnando o combustível com a sujeira que ficou acumulada.
- pane no filtro de combustível: quando os índices de sujeira estão muito elevados, o filtro pode simplesmente parar de funcionar, mesmo com o carro em movimento, dando a impressão de que não há combustível no tanque.
O que acontece com o carro se o filtro estiver sujo?
Os principais sintomas que podem identificar problemas no filtro de combustível são:
- Dificuldade em dar a partida: o carro engasga e demora a pegar, devido a falta de fluxo do combustível do tanque até o motor.
- Perda de potência intermitente: ocorre principalmente em subidas. O carro vai perdendo a potência e fica difícil aumentar a rotação do motor. Em alguns casos, o carro dá a chamada rateada, parecendo que vai parar a qualquer momento.
- Aumento no consumo de combustível: filtro sujo é igual a consumo alto. Essa conta é simples e direta: se o combustível encontrar dificuldade para passar pelo filtro, o motor exigirá cada vez mais quantidade para conseguir manter a performance.
- Trepidação e engasgue do motor: fácil de identificar: com o carro parado, observe se há uma trepidação anormal do motor, como se estivesse solto. Quando acelerar, note se o motor engasga, se tem dificuldade de atingir as rotações mais altas.
- Falsa pane-seca: é quando o carro simplesmente desliga, mesmo com o tanque cheio. Isso pode ocorrer, também por alguma falha elétrica ou do sistema de injeção. Mas, na maioria das vezes, é reflexo da sujeira no filtro de combustível.
Fonte: engieapp.com