Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema

Acenderam as luzes do painel do carro e você não sabe o que elas significam?

Essa dúvida pode ser mais comum do que você pensa, já que existem centenas de alertas diferentes que podem aparecer no veículo. Contudo, é importante ter uma noção básica sobre o significado desses símbolos e também de suas cores, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rápido. Caso contrário, a conta da oficina pode se multiplicar.

Assim, confira, abaixo, alguns desses significados e também o que significam as cores dos símbolos. Esta matéria estará sempre sendo atualizada com novas luzes do painel do carro.

As cores das luzes do painel indicam o grau de perigo

Para entender o que seu carro está tentando comunicar a você, o primeiro passo é reparar nas cores das luzes de advertência que se acenderam. As luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso.

Já se a luz que se acendeu for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor. Em seguida, o veículo deve ser levado para a oficina em um guincho.

Enquanto isso, luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos. Outra possibilidade é que as luzes do painel do carro, independente de suas cores, se acendam devido a mau funcionamento elétrico, dando um alerta falso. Nesse caso, tem um macete para distinguir um do outro.

Outro detalhe importante sobre as luzes do painel do carro é que todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, ligando o sistema elétrico do veículo, mas antes de dar a partida no motor. Isso serve para que o motorista veja se elas estão funcionando, ou se estão queimadas. Saiba mais detalhes sobre o sistema de checagem das luzes do painel.

 

Fonte: autopapo.com.br

× Mega Concept