4 sinais que mostram a hora de trocar o fluido de freio

Essencial dentro de todo o sistema de frenagem do veículo, seja de um carro de passeio ou de um caminhão, o fluido de freio transmite e controla pressão exercida pelo pedal junto às pastilhas e sapatas, tambores e até mesmo as rodas que compõem o importante e complexo sistema que freia um veículo.

É um elemento fundamental para garantir segurança e, por isso, separamos no post de hoje 4 sinais que mostram a hora de trocar o fluido de freio.

1 – Fique de olho na validade do fluido de freio: dependendo do tipo de fluido (veja abaixo no post) e indicação de fabricante do veículo, a validade do mesmo pode mudar. Em alguns casos, a validade é de 10 mil quilômetros.  Em outras situações, varia entre um e dois anos. O uso do carro também influencia na validade do fluido de freio.

2 – Nível: é fundamental ter o hábito de verificar o nível do fluido de freio, já que mesmo levemente abaixo do nível indicado, pode ocasionar problemas de frenagem no veículo. A dica para não correr riscos é procurar um local especializado para realizar toda a substituição do sistema de fluido de freio. É importante saber que ao contrário do óleo de motor, o fluido de freio não pode “somente” ser completado até o nível indicado. É preciso realizar a troca de todo o sistema.

3 – Luz no painel: assim que o sistema de frenagem verificar mudança na pressão que o pedal exerce junto aos outros elementos do sistema, ou o nível do reservatório do fluido estiver abaixo do mínimo aceitável, uma luz indicativa irá aparecer no painel do carro. Normalmente é o ponto de exclamação (!) na cor vermelha, justamente para chamar a atenção do motorista.

4 – Dificuldade de frenagem: ao reparar que o pedal do freio está “mais longo” em seu curso, fique atento: pode ser a hora de trocar o fluido de freio. Repare também se há perda de força (do pedal) durante o ato de pisar no freio, já que isso pode indicar baixo nível de fluido ou mesmo ausência total. Outro detalhe mais perceptível e, consequentemente mais perigoso, é quando o freio literalmente não funciona adequadamente ou demora muito para frear o veículo.

 

Fonte: https://cpfabbri.com.br/