Aquaplanagem: como evitar e o que fazer caso aconteça

Você sabe o que é e como funciona a aquaplanagem?

Basicamente, é quando o carro passa pelo asfalto molhado e, por alguns segundos, desliza sem que você tenha o mínimo controle do veículo. Ou seja, é quando acontece a perda de contato do veículo com o solo por conta da camada de água debaixo do pneu, o carro flutua e deixa o motorista totalmente vulnerável.

A aquaplanagem é interessante e extremamente perigosa, pois quando o veículo passa sobre a superfície com poças, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. Em geral, quando o funcionamento do carro e dos pneus ocorre corretamente, a banda de rodagem rompe essa onda, devido à compressão.

No entanto, quando isso não ocorre, é porque a pressão do pneu é inferior à da água. Não havendo força suficiente para conseguir empurrá-la, então, o pneu perde o contato com o solo. Com isso já fica claro que fazer a calibragem dos pneus constantemente e corretamente é fundamental para a segurança.

Falando em segurança, saber evitar a aquaplanagem é muito importante, pois você pode se precaver de diversos acidentes e acontecimentos desagradáveis com o carro. E saber o que fazer caso isso aconteça também é prudente. Hoje existem tecnologias que ajudam diretamente esse tipo de problema, como os freios ABS ou até mesmo pneus mais adequados.

A pressão correta dos pneus evita a aquaplanagem

Calibrar os pneus corretamente é o primeiro passo para evitar esse fenômeno. Um indicativo que precisa ficar atento é: se a pressão dos pneus estiver 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, a probabilidade de sofrer a aquaplanagem aumenta muito.

Uma dica válida na hora de calibrar os pneus é fazer isso no momento em que os pneus estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

Um pneu quente aumenta a calibragem. Por exemplo, se você coloca 30 libras com o pneu e ele não estiver frio, a pressão tende a chegar até a 40.

Pneus gastos é sinônimo de aquaplanagem

Quando os pneus estão muito gastos, praticamente não existem mais ranhuras, ou seja, ele perde totalmente a capacidade de drenar a água. Isso impacta significativamente caso a superfície esteja com poças de água. Quanto mais liso o pneu estiver, as as chances de acontecer uma aquaplanagem são bem maiores.

Faça uma boa análise dos pneus e troque sempre que necessário. Assim como os freios, os eles estão ligados diretamente à segurança que o carro transmite a você.

 

Fonte: www.minutoseguros.com.br

× Mega Concept