Como cuidar do carro na praia?

Depois de um ano de muita correria e trabalho, as tão sonhadas férias na praia chegaram!  A empolgação com as festas de fim de ano toma conta da casa e você só pensa em organizar TO-DA a sua temporada de verão.

Mas antes de sair de casa e pegar a estrada para a praia, é recomendado passar por uma revisão completa para evitar surpresas ruins durante o trajeto. Os itens que você precisa checar são: água, óleo, pneus, combustível (claro!) e o número do seu seguro auto caso ocorra qualquer emergência.

Feito isso é só relaxar e colocar o bronzeado em dia, certo? Certo não, errado! Se você viaja para a praia, precisa cuidar do seu carro quando chega no litoral. Isso porque o calor excessivo, a maresia e a areia podem provocar sérios danos ao seu possante.

Por esse motivo, separamos dicas (de ouro!) sobre todos os cuidados que você deve tomar. Confira quais são eles!

 

1. Cuidados com a maresia

Um dos principais riscos para o seu carro na praia é a famosa maresia, esse “arzinho” tão gostoso do litoral. Mas por que ele provoca danos ao seu veículo? Porque essa brisa é formada por microgotículas de água que sobem quando uma onda arrebenta no mar. Como esse spray de água está cheio de sais dissolvidos, ao entrar em contato com o carro ele provoca a oxidação, processo de corrosão acelerada da lataria, e isso causa a tão temida fer-ru-gem!

Para evitar problemas com a maresia, o melhor (sempre) é estacionar o carro em estacionamento fechado e coberto, principalmente pela noite já que é durante a madrugada que os danos da brisa do mar são mais intensos para a lataria do carro.

Outro fator importante é que a maresia é uma verdadeira vilã para as peças de ferro do veículo, principalmente o estabilizador e suspensão. Por isso, é recomendado realizar uma lavagem completa e profissional quando você voltar para a cidade. Dessa forma, você retira toda a areia e substâncias presentes na lataria do carro e não corre riscos com a ferrugem.

2. Temperatura do carro: motor e ar-condicionado

Durante as férias de verão é importantissímo ficar atento com a temperatura do seu carro, principalmente com o motor. Isso é necessário para evitar o superaquecimento, o que pode contribuir a fundir o seu motor. Já imaginou o prejuízo?

Para isso, o recomendado é revisar periodicamente a água do carro e não deixá-lo exposto muito tempo ao sol. Esse conselho é também para a pintura do veículo, visto que os raios luminosos ajudam a estragar a pintura e podem até deformar peças do painel, volante e bancos. Igualmente, para manter a pintura do seu carro sempre em dia, é aconselhável encerar o veículo a cada três meses.

Agora sobre o ar-condicionado, se você precisou deixar o seu carro estacionado com sol forte, ao entrar no carro abra todas as janelas e rode alguns minutos sem ligar o ar. Para um melhor uso, é recomendado que o ar quente saia do carro antes de ligar o equipamento.

3. Areia no carro inteiro: lavar/lavar/lavar!

Outro cuidado fundamental durante as suas férias na praia é com a areia! É impossível evitar que ela não entre no carro ou fique presa na lataria, mas é fundamental fazer uma limpeza constante para removê-la

Em primeiro lugar, evite (de todas maneiras!) estacionar o seu carro na areia. Prefira sempre espaços asfaltados ou com vegetação. Caso não seja possível, ao chegar em casa lembre de lavar a lataria do seu carro com água e sabão para remover todos os resíduos da praia. Por quê? A areia contribui para a corrosão do seu carro e pode acelerar o processo de ferrugem, principalmente em partes da lataria que estão sem pintura (aquelas com batidinhas leves ou riscos).

Para proteger o seu veículo durante as férias, o ideal é realizar uma limpeza uma vez por semana. E não pense que é exagero da nossa parte, rodar apenas uma vez com o seu carro na areia da praia já é suficiente para enferrujar peças.

Seguro do carro em dia!

Para finalizar, a nossa última dica é sobre o seguro do seu carro. Como nas férias o seu veículo fica mais tempo na rua ele está mais exposto do que o normal. Por isso é importante não dar bobeira e estar com o seguro sempre em dia.

Fonte: https://www.comparaonline.com.br/