Como posso prevenir para que o pneu não fure?
É aconselhável observar o sulco dos pneus, que é a profundidade do desenho ou frisos, que indicam o desgaste da banda de rodagem (a parte do pneu que encosta no pavimento). O sulco também é conhecido tecnicamente como TWI (Tread Wear Indicator), normalmente ele é apontado por um triângulo ou as letras TWI impressos na lateral, chamada de ombro do pneu. Se o pneu já está desgastado, essa marcação indica a posição real do TWI na banda de rodagem alertando que está na hora de trocar.
Fiquem atentos a esses detalhes importantes! Os sulcos não devem ter profundidade restante, igual ou inferior a 1,6 mm. Pois quanto menor for a profundidade restante dos sulcos, maiores são as chances de acidentes, porque o pneu estará mais fino e propenso a furar em qualquer objeto cortante.
Recomendamos que substitua os pneus com as seguintes medidas:
Para carros de passeio, medem em média cerca de 7 a 8 mm, recomendamos que substitua com 3,0 mm de borracha, o ponto mais baixo.
Os pneus de Pick-ups medem em média de 11 a 13 mm, o ideal que seja substituído com 5,0 mm de borracha, o ponto mais gasto.
O pneu furou! O que eu faço?
O carro vem equipado com o estepe e as ferramentas para a troca. É importante que você faça a leitura do manual para identificar onde está cada item que será usado, como o macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. No caso, sinalize primeiro a pista, depois utilize o macaco, assegure a estabilidade para o veículo não cair, retire os parafusos com a chave de roda e faça a troca.
Ao voltar para a estrada tome cuidado! Pare no primeiro posto que encontrar e calibre adequadamente seu estepe. É recomendado que não ultrapasse a velocidade de 80km/h até que chegue a borracharia mais próxima para o concerto.
Fonte: www.autostart.com.br