A primeira grande invenção da humanidade!

Qual a maior invenção da humanidade?

O assunto é controverso, mas uma coisa é certa: a roda foi uma das mais espetaculares criações do homem pois inúmeras outras invenções dependem dela. Difícil imaginar qualquer sistema mecanizado que seria viável sem a roda ou a ideia de um componente simétrico movendo-se em torno de um eixo.

A energia elétrica tem origem no movimento das rodas; a roda é parte essencial das máquinas que realizam as atividades mais exaustivas, como o guindaste; o avião pousa sobre rodas; o automóvel e todos os meios de transporte, meios de comunicação, a imprensa, a indústria em geral… Você já tinha parado para pensar nisso?

Entre 8.000 e 5.000 a.C., o homem inventou o arado, os processos de fundição de ferramentas, as jóias e o calendário solar – tudo com base no princípio da roda. Auxiliando um meio de transporte humano, a roda aparece pela primeira na história vez em torno de 3.500 a.C., na antiga Mesopotâmia (parte do atual Iraque). Feita de madeira inteiriça, compacta e bem pesada, era usada nos carros da mais antiga civilização da humanidade, a Suméria.

A notícia logo se espalhou! A roda teve papel importante na construção das pirâmides do Egito, onde grandes roletes de madeira eram empregados para transportar, por quilômetros, os enormes blocos de granito e pedra. Gregos, romanos e egípcios aperfeiçoaram a roda para usá-la em suas bigas de guerra, revestindo-as com metal fundido e inserindo as aberturas conhecidas como raios. No Renascimento, surgiram as diligências de tração animal com cabine fechada, para conduzir a aristocracia.

Em 1645, a bicicleta foi criada na França, permitindo velocidades até três vezes maiores do que a de um homem caminhando. Sensacional!Mas foi no início do século 19, com a Revolução Industrial, que a roda passou a ser usada de milhares de maneiras. O homem descobriu a teoria da velocidade centrípeta e inventou os relógios com rodas dentadas, chamadas de engrenagens, passando a ter mais controle do tempo e maior exatidão no calendário. As mesmas engrenagens em maior escala, originaram as grandes máquinas. As máquinas a vapor, a locomotiva, o automóvel, as motocicletas revolucionaram o mundo. Foi a necessidade de movimento do ser humano que o fez inventar a roda. E a roda continua a movimentar o mundo, e como!

Fonte: www.portal.ipiranga

× Mega Concept