As 7 principais peças de borracha de um carro e como cuidar delas

1. Pneus

Eles estão em contato direto com o solo e ocupam posição de destaque quando olhamos o veículo. Os diversos tipos de pneus — de perfil baixo ou de perfil alto, com sulcos finos ou mais largos.

É importante ficar atento ao estado de conservação dos pneus, pois caso eles apresentem problemas ou estejam em estado ruim, podem contribuir para a ocorrência de acidentes, colocando em risco a vida não só do motorista, mas também dos passageiros e das demais pessoas no trânsito.

Há outro fator a ser observado: rodar com pneus em mau estado é proibido por lei, sendo passível de punição com multa e pontuação na carteira de motorista. Sendo assim, o proprietário do veículo deve redobrar os cuidados.

O uso correto e as manutenções preventivas, por meio da realização de rodízios, bem como o alinhamento da direção a calibragem e o balanceamento são fundamentais para que seja preservada a qualidade da borracha e para que os pneus continuem proporcionando aderência suficiente ao veículo.

2. Borrachas de guarnição

As borrachas de vedação são chamadas de guarnições. O desgaste dessas peças é considerável ao longo do tempo, mas não há um tempo de vida útil predeterminado para as guarnições que ficam nas portas, no capô e no para-brisa.

Elas sofrem com as variações térmicas e também com o contato excessivo entre duas superfícies para realizar o isolamento. Por isso, não se pode afirmar que elas têm um prazo de validade preciso. O excesso de sol ou de umidade podem fazer essas guarnições encolherem, se deformarem ou ficarem onduladas. Quando isso acontece, a água, a poeira e outros resíduos podem invadir a cabine do veículo.

A troca deve ser feita em oficinas especializadas, em capotarias ou em estabelecimentos que trabalhem com borrachas, vidros e portas automotivas. A manutenção é relativamente simples. A limpeza deve ser feita com um pano úmido para retirar pequenas impurezas. Quando a sujeira é mais grossa, um pouco de detergente neutro dissolvido em água pode ser utilizado na limpeza.

3. Coxins e buchas

Assim como as juntas, os coxins são fundamentais para absorver as vibrações do motor. Também são encontrados em outras partes da suspensão.

No sistema de amortecimento eles são responsáveis por suportar a carga e os impactos do chassi sobre a base do carro e fazem a união entre as peças. Sendo assim, eles absorvem impactos, enfrentam os movimentos rotacionais do veículo e, por isso, se desgastam e podem se romper.

Para evitar problemas repentinos nos coxins e nas buchas, identifique ruídos anormais vindos da parte inferior do veículo, sinta possíveis vibrações na alavanca do câmbio e verifique se há dificuldades para manter o veículo em linha reta.

Ao perceber qualquer sinal, é indicado procurar um profissional qualificado, que possa realizar um diagnóstico preciso e fazer as devidas intervenções para que o carro volte a funcionar com seu desempenho correto.

4. Mangueiras

As mangueiras costumam conduzir os fluidos e os gases dos veículos. Elas são de diferentes espessuras e servem para a condução de combustível, do ar que entra no motor, da água para o limpador de para-brisas e de outros componentes.

Elas têm prazo de validade. Fique sempre atento aos ressecamentos no corpo da mangueira, às pequenas fissuras e à vedação das suas extremidades. Monitore, também, possíveis entupimentos que elas possam apresentar e realize a substituição das peças quando necessário.

5. Coifa da junta homocinética

Sabe quando você chega em um lava a jato e observa graxa nas rodas e nos para-lamas? Isso pode ser um sinal ruim de que a coifa da junta homocinética está danificada.

Quando danificada, ela não consegue inibir a entrada de impurezas e também perde a lubrificação. Consequentemente, toda a junta homocinética pode ser prejudicada. E, caso ela quebre o carro vai parar, já que ela não transmitirá a força da transmissão às rodas.

A troca da peça é rápida. Faça vistorias da coifa e da junta a cada 10.000 km para evitar danos maiores ao veículo.

6. Coifas da caixa de direção

A segurança dos terminais axiais de direção reside na qualidade da coifa que a protege. Quando essa coifa se rompe, as impurezas contaminam a graxa que lubrificam o axial. O pino esférico do terminal se desgasta mais rapidamente, provocando ruído e folga na direção.

É importante que o motorista realize a manutenção assim que esses sintomas forem identificados, evitando assim maiores prejuízos financeiros e principalmente diminuindo os riscos de acidentes.

7. Limpadores de para-brisa

A borracha também está presente nos limpadores de para-brisa, que, por sua vez, estão entre os itens obrigatórios para uma direção segura. Nem sempre essa peça recebe a devida atenção dos motoristas, porém seu uso é fundamental quando se dirige na chuva.

Isso porque o acúmulo de água faz com que a visibilidade seja prejudicada dentro do veículo, cabendo ao limpador de para-brisa a missão de remover o excesso de água e permitir que se consiga enxergar melhor o caminho.

Existem diversos modelos de limpador de para-brisa disponíveis no mercado, por isso é importante que o motorista fique atento para escolher uma opção eficiente e que esteja de acordo com seu veículo.

Por se tratar de um item obrigatório, a falta de uso do para-brisas ou mesmo o uso com a manutenção comprometida, é considerado falta grave, passível de punição com multa e de pontuação na carteira de habilitação.

Para saber a hora certa de trocar o limpador de para-brisas, é importante ficar atento a sinais como:

  • quando acionado, o limpador deixa uma faixa ou um risco no vidro do carro;
  • o vidro fica embaçado mesmo quando o para-brisa está funcionando;
  • a água não é retirada por completo;
  • as borrachas do para-brisa estão tortas ou quebradiças;
  • aparecem barulhos ou trepidações durante seu uso.

 

 

Fonte: blog.nakata.com.br

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