Entenda a importância do coxim do amortecedor para os veículos

O que é coxim do amortecedor?

O coxim do amortecedor é uma peça de metal revestida em borracha, cuja função é fixar e dar suporte ao amortecedor no monobloco do carro, e que faz parte dos componentes do sistema de suspensão. Tudo isso garante mais conforto e estabilidade para o motorista e os passageiros do carro, além de maior vida útil para o veículo.

Além do coxim do amortecedor, o sistema de suspensão do carro é composto pelos seguintes componentes:

  • amortecedores — é um dos principais itens do sistema de suspensão. Sem eles, o veículo teria somente as molas para diminuir as trepidações;
  • molas — assim como o amortecedor, as molas servem para amenizar os impactos gerados por uma pista irregular e manter a altura adequada do veículo;
  • bandeja de suspensão — também conhecida como braço oscilante, a bandeja de suspensão é a peça que faz a ligação entre a coluna de suspensão e o chassi do carro, servindo como apoio à coluna de suspensão;
  • pivô de suspensão — possibilita o giro da coluna e a oscilação da bandeja de suspensão;
  • barra estabilizadora — contribui para que o veículo tenha uma condução mais estável, controlando a inclinação da carroceria em curvas.

Para que serve o coxim do amortecedor?

O coxim do amortecedor tem a função de apoiar e fixar os amortecedores sobre o monobloco do carro, proporcionando a absorção de ruídos, choques e vibrações. É dele a responsabilidade de absorver os impactos do sistema de suspensão, assim como também resistir às forças rotacionais decorrentes das movimentações do volante e das translocações do peso do veículo durante as curvas, frenagens ou arrancadas.

Como dito anteriormente, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do automóvel.

Como escolher peças de qualidade na hora de fazer a manutenção?

Vimos como os coxins do amortecedor são fundamentais para uma condução confortável e segura. Fica claro, portanto, a importância de estar atento ao estado de conservação dessa peça, sobretudo na hora das revisões programadas e das manutenções preventivas.

Sendo assim, é preciso utilizar produtos de qualidade e que estejam de acordo com as especificações técnicas do seu veículo. Para fazer uma boa escolha, é recomendável seguir as recomendações abaixo.

Optar por boas marcas

Já comentamos que o quesito preço costuma influenciar bastante a tomada de decisão do motorista. Porém, nem sempre a opção com menor valor é a mais vantajosa. Isso porque componentes com qualidade abaixo do ideal podem apresentar defeitos ou ter uma vida útil muito menor. No fim das contas, isso representa prejuízo.

O aconselhável é que o motorista opte por marcas reconhecidas pela sua qualidade, seu compromisso e sua credibilidade, a fim de garantir não só uma performance melhor do carro, mas principalmente a segurança no trânsito.

Mais do que somente uma pesquisa comparativa de preço, é preciso também pensar no custo-benefício e tomar uma decisão pautada em informações confiáveis. Busque por empresas que combinem garantia e bom atendimento em todo o processo de compras. Além disso, um bom catálogo de produtos e suporte disponível e confiável são pontos muito importantes.

 

 

Fonte: blog.nakata.com.br

 

 

× Mega Concept