Conversores Catalíticos: Por que são tão importantes?

Por que precisamos de Conversores Catalíticos?

Muitas pessoas estão cientes de que carros produzem dióxido de carbono. A esperança era de que somente água e dióxido de carbono fossem os únicos produtos da combustão, mas na verdade, isso acontece apenas em um mundo perfeito. Devido à flutuação na relação combustível/ar, outros poluentes extremamente prejudiciais são criados. Estes poluentes incluem: monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonos. Então como se livrar desses poluentes?

Uma maneira é fazer um mecanismo mais eficiente, que torna uma combustão perfeita mais viável. Apesar da evolução na tecnologia dos motores, os poluentes que são perigosos ainda estão presentes nos gases do escape e é aí que o conversor catalítico aparece para ajudar.

Como funciona?

Os Conversores Catalíticos fazem exatamente o que o nome afirma: catalisam as reações. Para aqueles que não são tão conhecedores de química, isso significa que o conversor catalítico fornece uma superfície que inibe a reação. Os conversores catalíticos nos carros possibilitam a conversão dos poluentes listados anteriormente em produtos químicos menos nocivos.

Os conversores catalíticos devem ser também bastante eficientes e fornecerem o máximo de espaço para que as reações aconteçam. Isso é muito importante porque os metais (paládio, ródio e platinum) que tornam possível a conversão são extremamente caros. Existem atualmente dois tipos de design para os conversores catalíticos: Catalisadores Monolíticos (que usam um padrão de favo de mel) e catalisadores de cerâmica. O catalisador padrão favo de mel é de longe o mais popular.

Sobre o funcionamento dos conversores, existem dois estágios. O catalisador de redução é o primeiro estágio e remove os óxidos de nitrogênio. Para fazer isso, o catalisador quebra os átomos de nitrogênio do óxido de nitrogênio e depois são criados os gases de oxigênio e nitrogênio. Apesar do processo criar o dióxido de carbono, esse produto é menos prejudicial do que os contaminantes que foram inicialmente catalisados.

Conversores: Duas vias x Três vias

Existem dois tipos de conversores catalíticos. São os conversores de duas ou três vias. A diferença entre eles é de que o conversor de três vias contém um sensor de oxigênio. O sensor de oxigênio consegue ler a percentagem de oxigênio presente nos gases do efluente do motor. Em seguida, ajusta a quantidade de ar que entra no motor, tentando manter a correta proporção entre combustível e oxigênio, e ainda manter parte do oxigênio sobrando para executar corretamente o funcionamento conversor catalítico.

 

Fonte: engieapp.com

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