Cuidados ao utilizar a buzina automotiva

A buzina automotiva é um item de extrema importância para a segurança no trânsito. Ao utilizá-la com responsabilidade, é possível reduzir as condições e lentidão nas vias, evitando também acidentes. O som emitido deve ser alto, claro e de qualidade para que possa chamar a atenção de forma rápida e eficiente em qualquer situação de perigo que possa surgir no trânsito.

No entanto, fazer uso do sistema de forma exagerada e sem motivo é infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o artigo 41, o condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

No artigo 227 estão as circunstâncias passíveis de multa:

I – em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II – prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III – entre as vinte e duas e as seis horas;
IV – em locais e horários proibidos pela sinalização;
V – em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN.

É importante mencionar que há ainda outras duas formas ilegais de se usar o acessório: em locais onde haja a placa de trânsito que sinaliza a proibição do uso da buzina. A outra diz respeito ao volume do som. Em carros fabricados antes de 2002, o limite permitido é de 104 decibéis. A partir dessa data, o valor diminui para 93 decibéis. O limite tem como objetivo reduzir e evitar a poluição sonora em áreas urbanas.

Inmetro

Precisa trocar a buzina do seu carro? Verifique se o item é certificado pelo Inmetro. Faça sempre questão deste importante selo de qualidade. Lembre-se que buzinas falsificadas ou de baixa qualidade ficam “roucas” em pouco tempo e isto pode acontecer bem na hora da emergência.

Ao notar que o som da buzina está mais baixo ou alto do que deveria ou se há ausência total de som, procure imediatamente uma mecânica especializada.

Fonte: https://www.widmen.com.br/