Quanto tempo dura uma bateria de carro?

A bateria do automóvel é uma peça importante para que seu carro ligue e funcione normalmente.

Ela é constituída de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), que ficam alojados dentro de uma caixa plástica. Mas você sabe quanto tempo dura uma bateria de carro?

Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você também vai saber quais os fatores que aumentam ou diminuem a durabilidade desta peça. Quer ficar por dentro do nosso tema e aprender como aumentar a vida útil da bateria do seu automóvel? Então, continue com a gente e leia o nosso artigo!

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Se você deseja saber quanto tempo dura uma bateria de carro, é preciso pensar que a vida útil do equipamento varia muito. Antes de tudo, é preciso saber que a vida útil do equipamento varia muito. No entanto, é inegável que existem marcas com maior durabilidade. A Moura, por exemplo, tem a linha Automotiva, que foi projetada para aumentar a segurança e a durabilidade demandada pelos veículos com maior eletroeletrônica embarcada, garantindo assim o desempenho e a performance dos equipamentos.

Segundo especialistas, há baterias que tem em média, uma durabilidade de 2 a 3 anos, mas esse tempo de vida útil pode cair pela metade se o dono do automóvel não tiver os devidos cuidados que explicaremos no próximo tópico deste artigo.

Quais os fatores que diminuem o tempo de vida útil da bateria automotiva?

Listamos, abaixo, alguns dos principais motivos de desgaste excessivo das baterias:

Temperatura

O calor e o frio são os elementos que mais influenciam a condução de eletricidade. Assim, como os polos da bateria, liga de chumbo e o fios dos terminais do veículo conectados  à bateria são feitos de metal, as temperaturas extremas mudam a forma de reação dessas peças, o que altera sua capacidade de transmitir energia. No entanto, é comum que a bateria puxe mais energia durante o frio. Isso acontece devido a retração das peças que geram uma sobrecarga de calor, quando as reações químicas são aceleradas, em contrapartida, as altas temperaturas alteram a reação interna da bateria, e consequentemente acelera o processo de corrosão das ligas de chumbo, antecipando a morte natural.

Uso de faróis, lâmpadas internas e rádio

Naturalmente, a vida útil da bateria automotiva diminui se você usá-la com mais frequência ou intensidade. Observar o seu uso e os dispositivos elétricos são duas formas de saber quanto tempo dura uma bateria de carro. Por isso, preste atenção nos faróis e no rádio. Não os deixe ligados, com o veículo desligado, pois eles aumentam o consumo de energia, o que, com o tempo, pode diminuir a longevidade da peça.

Sujeira nas conexões

Com o passar do tempo, todas as peças, sejam de um carro zero quilômetro ou antigo, podem se desgastar e ficar sujas. Isso é algo normal, porém, quando você não limpa os itens do automóvel, pode causar uma série de problemas no seu funcionamento, inclusive afetar a longevidade da bateria.

Veículo parado

Você sabia que deixar o veículo parado pode prejudicar a vida útil da bateria? Isso mesmo! Quando o automóvel fica estacionado por longos períodos de tempo, mais de um mês, por exemplo, isso pode descarregar a peça. Portanto, mesmo que você não ligue algum dispositivo, a própria estrutura do carro vai puxar alguma energia passivamente, o que desgasta ainda mais as células da peça. Sendo assim, recomenda-se  deixar um responsável para funcionar o veículo por 5 minutos regularmente.

 

Fonte: moura.com.br