O que fazer para aumentar a durabilidade da bateria?

Confira boas práticas para que sua bateria dure mais:

Limpe os terminais da bateria

Se você deseja saber quanto tempo dura uma bateria de carro e como aumentar a durabilidade da peça, a primeira dica é limpar os terminais. Esse é um procedimento padrão que pode prolongar a vida útil. Por isso, sempre que você tiver problemas para dar a partida do automóvel, observe a peça e veja se ela precisa de algum reparo. Faça o mesmo em verificações de rotina, o procedimento costuma ser simples e rápido. Para fazer, basta passar um pouco de bicarbonato de sódio com água, esperar a espuma aparecer, removê-la e secar bem.

Recarregue a bateria

Outra dica para saber quanto tempo dura uma bateria de carro é prestar atenção no funcionamento do veículo. Se ele “engasgar”, ou seja, não funcionar bem na estrada, é hora de recarregar a peça. No entanto, é muito comum os motoristas tentarem dar uma última carga na bateria com uma chupeta. Essa pode ser uma boa solução para quem precisa sair do meio da estrada, no entanto, o procedimento não é o ideal, pois pode gerar consequências negativas ao sistema de funcionamento.

Substitua a peça

Outra dica para saber quanto tempo dura uma bateria de carro é você observar se o carro não liga de jeito algum, deve-se chamar um profissional qualificado para analisar a bateria, caso o parecer seja negativo, essa é a hora de trocar a peça. Por isso,  havendo tempo e recursos, faça a substituição se necessário. E, ao fazer a troca, descarte a bateria de forma adequada, pois esse tipo de lixo pode gerar diversos impactos, como destruição do meio ambiente e intoxicações.

Evite a bateria recondicionada

É importante ressaltarmos que você deve evitar a bateria recondicionada. Esse tipo de bateria não é um bom negócio. Também não vá atrás de receitas milagrosas, o importante é ter prudência na hora da compra do produto e também na preservação do mesmo, pois os riscos de acidentes são grandes. A manutenção da peça deve ser feita por uma pessoa especializada, que entenda bem o funcionamento da bateria.

Fonte: moura.com.br