Reservatório do limpador de para-brisa merece sabão especial

Brasileiro é apaixonado por carro. Por isso, ele cuida dele sempre com muito carinho. Mantê-lo limpo é um trabalho que chega ser em algumas vezes árduo. Uma das partes que recebem mais cuidados é o para-brisa. E já que a maioria dos condutores querem ver sempre o para-brisa limpo acabam colocando sabão dentro do reservatório de água para incrementar ainda mais a limpeza do vidro. E a dúvida da maioria dos motoristas é se pode colocar qualquer sabão dentro do recipiente. O Caderno Auto ouviu especialistas automotivos e a resposta foi não.

Cuidado com a pintura

O chefe de mecânica da Ceará Autos, Patrício Guimarães,conta que ao terminar a água dentro do compartimento, o interessante é por sabão indicados especialmente para este fim. O líquido é facilmente encontrado em lojas de acessórios automotivos e não é muito caro.

“Não é recomendado pôr qualquer sabão. Há motoristas infelizmente que utilizam detergentes o que pode ser catastróficos para a pintura do veículo em contato principalmente com o sol. Ao colocar esse sabão dentro do reservatório, ele até limpa, mas a água vai escorrer para a lataria e em contato com vento e sol vai estragar a pintura com o passar do tempo”, explica.

Patrício Guimarães fornece outra dica importante para você motorista. Segundo o especialista automotivo, o condutor deve prestar muita atenção no tipo de líquido que alguns frentistas colocam no compartimento nos postos de combustíveis. Às vezes pela falta de atenção, alguns acabam colocando outros tipos de líquido o que pode prejudicar o para-brisa do veículo.

“Certa vez, um cliente nosso chegou aqui na Ceará Autos com o seguinte problema. Em um determinado posto de combustível, o frentista, ao invés de colocar o sabão correto, pôs acidentalmente óleo de freio. Imagina o que deu? O resultado foi que quando o condutor ativou o limpador, o óleo acabou embasando todo o vidro, o que só saiu com uma limpeza reforçada no centro automotivo”, conta.

Outro que reforça os cuidados na hora de recolocar água e sabão no compartimento do limpador de para-brisa é o Chefe da Oficina da Gerardo Bastos, Sérgio Apolinario. Segundo o especialista nunca o condutor deve colocar sabão líquido o que conhecemos como detergente. “A pintura do automóvel é muito sensível a este produto. Em contato com o sol ele acaba ressecando a pintura. Ele até limpa o vidro, mas trará sério problemas a pintura do carro”, disse.

Igualmente a Patrício Guimarães da Ceará Autos, Sergio Apolinario recomenda sabão líquido direcionado exclusivamente para esse tipo de tarefa e que podem ser facilmente encontrados nas lojas automotivas. “Às vezes por falta de informação o proprietário do veículo acaba utilizando outros produtos. Creio que depois dessa reportagem eles vão adquirir o produto certo”, falou Sergio Apolinario.

Sabão Para-brisa

Os interessados em ter o produto uma dica. Ele é vendido na Auto Peças Padre Cícero. O nome do produto é Limpa Para-brisa Clara e custa apenas R$ 4,80. De acordo com o vendedor Marcos Freitas, o acessório sai bastante por ser um dos melhores do mercado. “Além do preço ser convidativo, ele é prático e tem uma qualidade fantástica e não estraga a pintura do carro como outros produtos”, afirmou o vendedor.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br