O câmbio ou a transmissão é um dos itens mais importantes de um veículo, que existe para o motorista poder controlar a velocidade do automóvel. De maneira geral, é o câmbio que irá transferir para as rodas toda a potência do motor. Mas você sabia que existem tipos diferentes de transmissão?
Até bem pouco tempo atrás, o mercado oferecia dois tipos de câmbio de carro: o manual e o automático. Porém, existem outros modelos como dupla embreagem e CVT, por exemplo. Todas modificações feitas pelo mercado nos últimos empregam alta tecnologia e proporcionam diferentes experiências aos motoristas.
Abaixo nós explicamos como funciona cada tipo de câmbio de carro, suas vantagens e desvantagens e como escolher o tipo certo de transmissão para o seu perfil de motorista. Vamos lá?
CÂMBIO MANUAL OU MECÂNICO
Este é o tipo de transmissão mais popular no Brasil, estando presente na grande maioria dos veículos que rodam no país hoje. A ideia é simples: através de uma sequência de engrenagens se informa a força do motor para as rodas por meio da embreagem.
No câmbio manual, é o motorista que realiza as trocas por meio de uma alavanca junto a caixa de transmissão. Ao mesmo tempo é preciso acionar o pedal de embreagem e concluir a troca de marcha.
As vantagens:
- Geralmente estes veículos possuem valores um pouco mais baixos do que aqueles que possuem outros tipos de transmissão
- Oferece maior controle sobre o veículo quando usado corretamente.
- É de fácil manutenção.
As desvantagens:
- A manutenção se faz necessária com mais frequência, pois há maior desgaste das peças;
- Requer maior habilidade do motorista e atenção devido a troca de marchas;
- A troca errada de marchas pode levar a um maior consumo de combustível.
CÂMBIO AUTOMÁTICO
Este é o tipo de transmissão que mais proporciona conforto aos motoristas na hora de dirigir. Isto porque a mudança de marchas aqui dispensa qualquer tipo de ação de quem está na direção.
O câmbio automático não funciona a partir de engrenagens, mas sim com um conjunto de discos. Cada marcha equivale a um número destes discos, que irá sofrer alterações automaticamente. Ele atua diretamente com o motor.
As vantagens:
- É mais fácil e confortável, além de que evita os “solavancos” durante troca de marcha, como no manual.
- Normalmente dura mais do que os outros tipos de transmissão.
As desvantagens:
- O preço de manutenção costuma ser mais caro, além de mais complexa.
CVT
A Transmissão Continuamente Variável é um dos tipos mais avançados tecnologicamente em termos de câmbio. O CVT não possui marchas pré-definidas, como os modelos anteriores. Esta transmissão é feita através de um sistema de correia, como se existissem infinitas marchas.
O câmbio CVT é muito popular no Japão e é um item quase que obrigatório nos kei car, por ser um sistema também automático. Outro tipo de veículo que utiliza este modelo de transmissão é o híbrido.
As vantagens:
- Proporciona um melhor desempenho do veículo,
- Consome menos combustível,
- Maior conforto ao dirigir.
As desvantagens:
- Os veículos com câmbio CVT possuem os valores mais altos,
- Exige troca regular do filtro de óleo.
CÂMBIO AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM
Neste tipo de transmissão há um sistema de embreagens que realiza a troca de marcha, semelhante ao empregado nos câmbios manuais. A diferença, no caso, é que o condutor não precisa realizar movimentos para trocar as marchas.
Ele funciona com uma caixa de transmissão com duas engrenagens. Quando o motorista está em uma determinada marcha, o sistema pré-engata a próxima. Assim, a troca já fica pronta quando o condutor for trocá-la.
As vantagens:
- Velocidade de troca de marchas é mais rápida,
- Consumo de combustível é um pouco menor do que o manual.
As desvantagens:
- Requer mão de obra especializada para manutenção,
- Os modelos costumam ser um pouco mais caro.
Antes de escolher, a melhor opção é testar estes modelos e ver qual você irá se adaptar melhor.
Fonte: https://www.geracaoseminovos.com.br/